Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Making Money

Assim como os companheiros do Cabral ganharam polpudas isenções aqui no Rio, o pequeno problema que os EUA estão enfrentando tem suas raízes em parte nesses "incentivos" ao desenvolvimento das corporações.

A GE, por exemplo, em 2010 supostamente pagaria US$ 3,2 bilhões em impostos, mas por ser muito boazinha, com sua linha de "imagination at work" (slogan da companhia), conseguiu sair ilesa. Nem um tostão foi pro cofre.

Em maior escala isso explica em parte a dificuldade em pagar as dívidas do tesouro americano e a decisão de continuar fabricando dinheiro enquanto não tem jeito de arrecadar o suficiente. Segundo o New York Times, a participação das corporações na arrecadação de impostos da receita federal americana passou de 30% nos anos 50, para 6,6% em 2009. E de lá pra cá quase todas cresceram bastante...

É o avanço da chamada "corporatocracia"? Não sei. Mas já que mencionei a GE, um fato curioso na história da gigante é que em 1930 ela era dona da rede de televisão NBC dos EUA e teve que se desfazer da participação em função das leis antitruste da época. Em 1986 ela comprou de novo a NBC. Hoje é dona de 49% da NBCUniversal. A lei caiu e o truste voltou a valer? Vale a pesquisa para outra hora.

Essa facilidade com que o tesouro americano tem de emitir dinheiro baseado em nada é uma coisa incrível... os caras levaram o bordão "making money" a outro patamar.

ADEMÁS

Uma menina da Puc fez uma websérie - chama Quero ser Solteira - juntando uma galera muito boa para o trabalho final de curso e tá fazendo bastante sucesso. É muito boa mesmo.

Os episódios são curtos, mas divertidos e muito bem produzidos. Se tivesse no multishow já teria deixado várias para trás...

Nenhum comentário:

Postar um comentário