Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Atenção às mãos chinesas

A China (ou melhor, a empresa taiwanesa Foxconn) vai investir US$ 12 bi aqui. Maravilha, não? Pode ser, mas é muito importante que se dê atenção a todos os envolvidos.

Essa é a mesma empresa que causou repercussão mundial ano passado, acusada de abuso quando funcionários se suicidaram. O líder da companhia, em entrevista ao Wall Street Journal, disse ano passado ainda que os trabalhadores brasileiros têm salários muito altos, e que para o mercado doméstico estava bem, porém para exportar ainda seria difícil competir com a China nos próximos 20 anos.

Tudo bem, a ideia não é exportar, mas sim baratear o produto para o mercado interno. Esse mesmo homem disse que pretende criar 100 mil empregos com o investimento. Será possível? A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) acha improvável, "já que todo o parque da indústria elétrica e eletrônica brasileira emprega 175 mil pessoas", segundo a edição impressa do Globo de hoje.

São muitos números e muito impressionantes, porém é preciso que além de acordos econômicos, também sejam firmados os de respeito e defesa dos trabalhadores. Afinal conhecemos a fama dos chineses quando se trata de condições de trabalho.

O investimento é muito bem vindo, mas que venha de mãos limpas. Sem açoite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário