Reclamam da carga horária e pedem aumento salarial.
Lendo rapidamente, qualquer um poderia supor que se tratam de reivindicações feitas por sindicalistas representando trabalhadores que historicamente são vítimas de exploração e de más condições de trabalho. Mas não é exatamente deles que estamos falando agora. As vozes por trás desses fatores são as dos juízes brasileiros.
Seus salários variam de estado para estado, mas a média fica em uns 20 mil reais mensais. Em São Paulo, por exemplo, um juiz de entrância inicial tem salário-base de 19.900 reais, enquanto um de entrância final ganha em torno de 22 mil. O teto é o dos ministros do STF, que está em R$26.723.
Agora o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou um novo horário de trabalho padrão para os homens de toga do país inteiro, que vai de 9h às 18h, mas o magistrado já chia. Ao mesmo tempo em que os juízes federais agendam paralização para o dia 27 de abril, pedindo reajuste salarial de 14,6% (para R$30.675), conforme havia sido decidido pelo mesmo CNJ.
Ganham bastante nossos juízes. E merecem, afinal é uma profissão que envolve muitos riscos. Mas reclamar do horário de 9h às 18h é quase um deboche com a sociedade.
Qualquer cidadão comum empregado trabalha mais ou menos esse horário, quando não mais. E raramente ganham o equivalente à metade de um salário desses. Claro que há uma hierarquia de profissões que entra nessa conta, mas para quem ganha vinte mil ou mais, reclamar de calor quando se tem ar condicionado e pedir aumento além da conta parece um pouco falta de senso crítico num país como o nosso.
E preocupa, quando se trata de quem mais deveria saber julgar as coisas com imparcialidade e consciência.
NÃO É DE ESTRANHAR A FALTA DE EDUCAÇÃO DOS NOSSOS MAGISTRADOS COM A SOCIEDADE. RECLAMAR DA CARGA HORARIA, E NO MÍNIMO UMA FALTA DE EDUCAÇÃO , BOM SENSO , SENSO CRÍTICO...
ResponderExcluirMAS COMO NOSSO PAÍS DA MUITO POUCA IMPORTANCIA A EDUCAÇÃO. NOSSOS PROFESSORES MAL REMUNERADOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DIFICÍLIMAS , SÓ PDEM FORMAR JUÍZES DE PÉSSIMA QUALIDADE.COMO TODA REGRA EXISTEM BOAS EXCEÇÕES.
NÃO VOU ENTRAR NO MÉRITO DO SALARIO POIS ACHO QUE JUIZ TEM QUE GANHAR BEM, ASSIM COMO OS PROFESSORES , OS MEDICOS E OS POLICIAIS.
SE A DESIGUALDADE NO BRASIL E GRANDE , O GOVERNO DEVERIA COMEÇAR A FAZER A SUA PARTE COMPLANO DE EQUIPARAÇÃO SALARIAL NOS PROXIMOS 20 ANOS NAS DIVERSAS ESFERAS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO.
FLAVIO