As pessoas volta e meia reclamam que a mídia só dá más notícias, que não vale mais a pena ler jornal e etc. Não acho que seja verdade - apesar de concordar que às vezes se exagera - ou que seja intencional, mas essa semana os meios de comunicação cariocas pecaram no serviço à sociedade.
Quarta-feira, dia 25 de maio, foi "comemorado" o dia do contribuinte no Brasil e, em homenagem a isso, alguns postos pelo país não cobraram impostos, vendendo o litro da gasolina com mais de 50% de desconto. Só um posto no Rio aderiu ao protesto contra a enorme carga tributária, e o litro saiu a R$1,44 - era permitido comprar até 20 litros, da 11h às 14h.
Não podemos só criticar a mídia nesse caso, já que só um posto carioca promoveu o desconto, mas era um caso nítido de interesse da sociedade. Mesmo que não fosse possível atender a todos os que fossem em busca do combustível barato e até se congestionasse o trânsito, o efeito como protesto seria ainda mais forte.
Que eu saiba só o JB online e o blog de bairros do Globo noticiaram com antecedência o fato. Ou seja, dois canais de curto alcance, sendo que um faz parte do maior jornal impresso do Rio, e poderia amplificar a voz do protesto e levar o público a saber da novidade.
Mas não, quase todos optaram por noticiar só o depois... é uma pena, o cidadão que não soube fica se achando desinformado e o protesto perde a força que poderia ter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário