Li nessa quarta de cinzas que estão colocando 500 mil câmeras de vigilância em uma cidade chinesa. Se chama Chongqing e tem 32 milhões de habitantes, o projeto ficará pronto em 2012.
A matéria de Fabiano Maisonnave, na Folha de S. Paulo, dizia também que o gasto da China já é maior com a segurança interna do que com as Força Armadas. Isso tudo encadeado pelo medo de que se repita o que vem acontecendo nos países árabes.
Uma cidade inteira vigiada por câmeras, uma polícia política fortíssima que reprime civis e imprensa, além de censura prévia e boicote a expressões "perigosas"...já vi esse filme. Ou li esse livro.
Todas essas novas mídias e ferramentas online contribuíram e muito para a inclusão das vozes que nunca foram ouvidas, e cada vez é preciso que seja dada mais atenção aos anônimos que falam coletivamente. É o que tanto se pesquisou e nunca se definiu; a voz do povo, sem interlocutores ou analistas, dita diretamente pra quem quiser ouvir.
E até quando vão fechar os ouvidos? Obama fazendo acenos à distância e Conselho de Segurança aprovando moções simplistas?
A China é o tigre que vai engolir todo mundo, e com ela ninguém mexe. Deem um nobel ao rapaz que grita e tá tudo bem. A Europa já se treme toda em pensar na onda árabe invadindo seus lindos jardins, deixemos a China crescer à rédea curta que assim ninguém precisa se preocupar com mais essa galera.
É uma pena que essa galera seja quase um quarto da Terra.
Orwell foi um cara perspicaz, mas errou na data...
Nenhum comentário:
Postar um comentário